Zé Amaro iniciou a sua vida artÃstica em 1998 com a participação no programa âChuva de Estrelasâ seguindo-se em 1999 âCantigas da Ruaâ. Em 2000 junta-se ao grupo âTrio os Boémiosâ onde permanece por oito anos.
Em Abril de 2007 é lançado a seu primeiro álbum a solo.
Até aos dias de hoje são já nove as edições discográficas por entre singles e concertos gravados ao vivo, como foi o caso do marcante concerto no lotado Multiusos de Guimarães, e ainda um best of que reúne os seus maiores sucessos que marcam a carreira deste intérprete que acolhe junto do público um apoio entusiasta e crescente.
Zé Amaro lança em 2015 o seu 9º álbum, um trabalho que conjuga o estilo country e romântico, com as canções populares que constitui a imagem de marca deste interprete com uma voz inconfundÃvel
Zé Amaro, volta a surpreender os seus fãs com um álbum composto por originais intitulado âCowboy Apaixonadoâ.
Por entre outras canções podemos escutar neste cd: âNamoro no escuroâ, âEsta saudade de tiâ, âTelefone mudoâ, âNão sou malucoâ ou âTu dizes que me queres (Você diz que me quer)â além do tema que dá nome a este trabalho que neste cd podemos ouvir numa versão gravada ao vivo.
Este novo álbum narra a trajetória de um âCowboy apaixonadoâ, de um boémio enamorado que, por onde passa, arrebata corações. Zé Amaro conjuga o estilo country e romântico, numa harmonia perfeita que deixa transparecer uma personalidade conquistadora, envolvente e carismática, capaz de deixar multidões rendidas à sua voz, estabelecendo uma dialética incomparável com o seu público.